SAAE INICIA MAIS UMA ETAPA DA ATUALIZAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE PERDAS

SAAE INICIA MAIS UMA ETAPA DA ATUALIZAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE PERDAS

admin | SAAE | Indaiatuba -SP

REDATOR: Thomaz Edson – Departamento de Comunicação Social – DCS/Saae

DATA: 13/02/23

: 11/2023

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), visando a atualização do Plano Diretor de Combate as Perdas, realizou a instalação de aparelho DataLoger para determinação de parâmetros de vazão e pressão da rede de distribuição de água tratada. A ação foi feita  via contrato com a empresa Allevant Engenharia e Consultoria LTDA que é responsável por elaborar a atualização do Plano que irá nortear as ações a serem executadas para reduzir as perdas no município.

Os aparelhos para medição são instalados por um profissional do Saae, em diferentes residências por determinadas regiões do município e permanece por uma semana coletando e armazenando dados para depois serem analisados pela equipe técnica responsável pela atualização do Plano Diretor.

Etapas

As etapas que deverão ser executadas são:  a atualização do cadastro técnico, determinação de parâmetros de vazão e pressão, estudos de setorização, estudos para melhoria da macromedição, gerenciamento de pressões, programação dos serviços de pesquisa de vazamentos, determinação dos indicadores de perdas, diagnóstico e estudo para readequação e melhoria das unidades operacionais, diagnóstico do parque de hidrômetros e estudos para melhoria da gestão de micromedição, diagnóstico do estado das tubulações e descrição de ações de melhoria, atualização e calibração do modelo hidráulico computacional, definição de metas, indicadores de controle, planos de ação, relatórios de acompanhamento e relatório final.

Combate às Perdas

A perda de água nos sistemas de abastecimento é basicamente a diferença entre o volume produzido nas Estações de Tratamento (ETAs) e a soma dos volumes medidos nos hidrômetros instalados nos imóveis.

Essa diferença ocorre por diversos fatores, mas principalmente com os vazamentos, ligações clandestinas e irregulares e submedição de consumo causado por hidrômetros muito antigos.

Essas perdas de água causam impactos negativos ao meio ambiente e ao faturamento das empresas de abastecimento.

O Saae está constantemente investindo em ações para diminuir essa perda, como a substituição de redes antigas para diminuir os vazamentos, manutenção de um parque de hidrômetros atualizado, setorização do município com macro medidores, instalação de válvulas redutoras de pressão (VRP) e acompanhamento através do Centro de Controle de Operações (CCO) de todo sistema de abastecimento.