SAAE recebe doação de 4,6 mil mudas de árvores nativas

• Redatores: Rose Parra – DCI/Saae
cbbfa94d-47e5-4159-b1a8-bf9841aee319admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) recebeu em 2020 a doação de 4,6 mil mudas de árvores nativas do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí — Consórcio PCJ –, dentro do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM). As mudas de árvores nativas, foram fornecidas pelo Viveiro Municipal de Piracicaba, que é o principal parceiro do Consórcio em projetos de reflorestamento ciliar nas Bacias PCJ. Indaiatuba é associada à entidade. Mesmo com as restrições de atividades nos municípios imposta pela pandemia de Covid-19, a entidade não paralisou suas atividades de recuperação florestal e suas parcerias

O plantio foi realizado em duas etapas, sendo a primeira etapa nos meses de maio, junho e julho e a segunda em agosto, setembro, outubro e novembro. As mudas foram plantadas às margens da Represa Capivari-Mirim e na área verde do loteamento Monte Verde.

O processo de plantio contemplou a locação, abertura das covas, adubação, plantio das mudas e irrigação. A manutenção e o acompanhamento da área reflorestada será realizada pela equipe do Saae.

Programa de Proteção aos Mananciais

O Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) surgiu em 1991 e tem como objetivo proteger os mananciais de uso público para garantir água de qualidade para toda a população das Bacias PCJ, através do desenvolvimento de projetos de reflorestamento ciliar nos rios da região, com a parceria de 15 viveiros municipais e o envolvimento da comunidade.

Ao longo dos seus quase 30 anos, o PPM já plantou mais de 4,5 milhões de mudas nas Bacias PCJ em 2.700 hectares de matas ciliares, o equivalente a 3.610 campos de futebol e 20 vezes a área do Parque Ibirapuera, em São Paulo.