PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE NASCENTES DO SAAE É FINALISTA DO PRÊMIO AÇÃO PELA ÁGUA DO CONSÓRCIO PCJ

  • Redatores: Departamento de Comunicação Social – DCS/Saae
  • Release N.º: 1539 – 21/11/2022
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba é um dos finalistas do “Prêmio Ação pela Água”, com o Programa de Recuperação de Nascentes e Sustentabilidade Hídrica, juntamente com o DAE de Santa Bárbara do D´Oeste e a Sanasa de Campinas.

O Prêmio é promovido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é considerada o Oscar da Água nas Bacias PCJ, e busca reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações transformadoras do trato da água e gestão ambiental, desenvolvidas por instituições públicas e privadas, que promovam o desenvolvimento sustentável.

A Cerimônia de Premiação acontecerá no dia 30 de novembro, a partir das 19h, no Espaço para Eventos Zarzuela, em Limeira (SP).

O Programa de Recuperação de Nascentes e Sustentabilidade Hídrica, atrelado ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), realiza apoio ao produtor rural do município para elaboração e implantação de técnicas para revitalização das nascentes e recuperação das APPs sem custo para o proprietário.

O Município de Indaiatuba através da Lei nº 6.503 de 28 de outubro de 2015 criou o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA, que obedece aos princípios e critérios estabelecidos na Lei Estadual 13.798/2009.

O pagamento por serviços ambientais se dá na forma de fornecimento de mudas, insumos agrícolas e implantação de projetos de reflorestamento para produtores rurais que possuem em suas propriedades áreas de interesse para preservação dos recursos hídricos.

As áreas prioritárias para aplicação do PSA são as propriedades que possuem nascentes e ou cursos d’água nos mananciais do município. Nessas áreas após a adesão do proprietário, o SAAE realiza os trabalhos de recuperação das nascentes e APPs ao longo dos cursos d’água, a fim de proteger os recursos hídricos e desonerar o proprietário rural da obrigação de realizar essa ação. Cabe ao proprietário da área fazer as devidas manutenções para a estabilidade das ações. O projeto iniciou em agosto de 2019 e até o momento já realizou trabalhos em 5 propriedades onde foram recuperadas 8 nascentes e realizado o plantio de 9.700 mudas de espécies nativas que ajudarão na conservação da mata e da biodiversidade. Cabe ao proprietário da área fazer as devidas manutenções para a estabilidade das ações.