PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA COMBATER AS PERDAS DE ÁGUA

  • Redatores: Departamento de Comunicação Social (DCS-Saae)
  • Release N.º:1534 – 28/10/2022
  • Foto: Departamento de Comunicação Social (DCS-Saae)
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), atua constantemente para minimizar as consequências do desperdício, e adota medidas eficazes em conjunto com a sociedade sobre a importância da água, o consumo responsável e no combate às perdas de água potável na rede de distribuição.

A colaboração da população informando ao Saae quando há um vazamento aparente é fundamental no combate às Perdas, permitindo que as equipes sejam acionadas evitando o desperdício e dando mais rapidez a resolução do problema de forma assertiva e no mais curto prazo de tempo possível.

De acordo com dados do Serviço de Atendimento 0800, no período de 1 de janeiro a 27 de outubro de 2022, foram executadas 5.614 Ordens de Serviço (OS), somente de vazamentos, sendo 2.767 de vazamento em cavalete, 938 em vazamento de rede de água, 38 em vazamento de Caixa de Proteção da Unidade de Medição (CPUM) – Parede e 93 em CPUM – Passeio e 1.778 atendimentos em vazamento de ramal.  Se contabilizar no mesmo período, outras solicitações atendidas pelo serviço 0800, o número de Ordens de Serviço chega a 28.064.

Para o Superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla, a autarquia é a maior interessada em agir rapidamente, a fim de evitar perdas, já que essa água tem um custo de distribuição e é importante chegar ao destino final que é as casas dos usuários. “É importante que todos tenham consciência que é a água é um bem finito. Um primeiro passo fundamental para contribuir na solução desse problema é ter consciência de que cada um deve exercer a sua parcela de responsabilidade para preservar esse bem que pertence a todos”, completa.

 

OUTROS ATENDIMENTOS

Além desses números, também são feitas solicitações em outros canais de comunicação da Autarquia, entre eles o Fale Conosco, Instagram e Facebook.  No último levantamento foi constatado no ícone “Fale Conosco” do site da Autarquia, 4.200 e-mails recebidos e respondidos.  Totalizando 186.804 atendimentos de janeiro a outubro de 2021. Nas redes sociais, No Facebook, foram 58.358 interações (curtidas, compartilhamentos, etc), 2,7 mil comentários respondidos e 687 mensagens privadas respondidas. No mesmo período No Instagram foram 913 mil visualizações das publicações e 6.700 interações (curtidas e comentários).  Cabe ressaltar que os canais de comunicação do SAAE disponíveis à população, se configuram em ferramentas de grande economia de água, uma vez que possibilitam o atendimento quase que de imediato para os reparos nos locais com vazamento.

Os usuários podem informar ao Saae sempre que perceberem uma ligação clandestina ou vazamento em qualquer ponto da cidade, por meio presencial, no serviço 0800 77 22 195 (24 horas de plantão), (19) 3834-9400 (outras localidades), ou ainda pelo e-mail contato@saae.sp.gov.br e as mídias sociais do Saae. Basta informar o endereço do local de vazamento, um número e algum ponto de referência.

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