Indaiatuba participa do 7º Plantio Intermunicipal de Mudas Nativas Para Proteção ao Rio Piraí

• Redatores: Departamento de Comunicação Social (DCS-Saae)
  • Release N.º:1537 – 11/11/2022
  • Foto: Departamento de Comunicação Social (DCS-Saae)

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) representou Indaiatuba na terça-feira (8), no 7º Plantio de Mudas Nativas Para Proteção do Rio Piraí, realizado na Fazenda SAAR Brasil em Itu. A ação foi promovida pelas cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRP), Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva e marca o compromisso com o Programa Município VerdeAzul.

O evento simbólico, contou com o plantio de 85 mudas de árvores nativas, realizado na APA (Área de Proteção Ambiental) Pedregulho.

O tecnólogo em Gestão Ambiental, Ildo de Sousa Dias, também responsável pelo Programa de Recuperação de Nascente, presente no evento, explicou que Indaiatuba participa pelo 16º ano consecutivo do Programa Município VerdeAzul, que defende o tema “Ação local por uma causa global” e visa estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

’’Essa articulação intermunicipal tem a finalidade de ações conjuntas entre as equipes técnicas dos quatro municípios parceiros, em prol da bacia hidrográfica comum que é a Bacia do Ribeirão Piraí’’

O evento contou com a presença do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, junto à secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Veronica Sabatino e demais secretários municipais, diretores e servidores da equipe do Meio Ambiente dos quatro municípios. Estiveram participando ainda a vice-prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros Bernardes, o chefe de gabinete de Meio Ambiente de Salto, Vanderlei Ribeiro, e representantes dos Condemas (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

Município VerdeAzul

Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – Fecop.

Marco Matos