Com chuvas abaixo da média no verão e outono previsão é de estiagem severa em todo Estado

  • Redatores: Rose Parra – DCIS
  • Release N.º: 1406
492 - Saaeadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

 Nos quatro primeiros meses de 2021 o índice pluviométrico em Indaiatuba ficou abaixo da média histórica de 690 mm e chegou a 419,6 mm. O número é inferior ao de 2014 quando foi registrada a maior estiagem no Estado com precipitação de 446,5 mm no mesmo período. Os mananciais já sofrem com a seca de 2020 e não conseguiram se recuperar até o momento.

Segundo previsão climatológica divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os meses de maio e junho têm cerca de 60% de chances de ser de chuvas abaixo da normalidade histórica, demonstrando um ano com uma das piores estiagens já enfrentadas, ainda sob a influência do “La Niña”. O Consórcio Intermunicipal dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí têm alertado sobre a escassez de chuvas, a baixa recuperação dos mananciais na Bacia e a importância da conscientização da população quanto ao uso consciente da água (https://agua.org.br/noticias/nota-de-alerta-02-2021/)

De acordo com o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), engenheiro Sandro Lopes Coral, a autarquia está preparada para enfrentar a estiagem, mas é preciso que a população também faça a sua parte. “Mesmo tendo um excelente sistema de abastecimento e estrutura para atender a população é imprescindível a colaboração da população na economia de água. Precisamos em todo tempo fazer o uso consciente e nesses períodos essa necessidade aumenta. Continuamos a executar investimentos para melhorar e ampliar nossos serviços de forma constante, mas o apoio de cada um é importante neste momento”, comentou.

Ações simples adotadas no dia-a-dia que contribuem para o uso racional da água:

– Feche bem as torneiras após o uso

– Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

– Evite banho demorado

– Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar

– Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas

– Evite lavar as calçadas e o carro com mangueira

– Molhe as plantas ao entardecer ou amanhecer

– Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários