Saae lança passeio virtual pela Nascente Modelo do Museu da Água

  • Redatores: Rose Parra – DCS/Saae
  • Release N.º: 1412
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Mesmo com a pandemia da COVID-19, que impede por questões de segurança, entre outros cuidados, a aglomeração, as pessoas não foram privadas de conhecer o Museu da Água. O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) criou uma forma de dar continuidade as visitas e usou a tecnologia, através de visitas virtuais.

Além do Passeio Virtual pelo Museu que está disponível desde o ano passado, foi lançado o passeio virtual pela Nascente Modelo, importante marco histórico da cidade e que abastece a população desde 1937.

A coordenadora do Museu da Água, Rosilaine Diniz Piccoli, fez um educativo passeio mostrando onde a nascente está localizada e a importância de sua conservação. O vídeo está disponível nas mídias sociais do Saae e do Museu da Água e no site através do link: https://museudaagua.sp.gov.br/midia/ .

O Projeto Nascente Modelo, faz parte do Programa Município VerdeAzul (PMVA), através da diretiva de Gestão das Águas, onde é considerada ‘modelo’ por estar protegida por vegetação nativa preservada conhecida como “mata ciliar”. Além disso, como é característica de qualquer nascente, ela tem uma Área de Preservação Permanente (APP) de 50 metros, conforme prevê o Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/12).

O Programa Município VerdeAzul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

admin | SAAE | Indaiatuba -SP