Prefeito Nilson Gaspar empossa novo superintendente do Saae

• Redatores: Rose Parra – DCS/Saae

O prefeito Nilson Gaspar anunciou nesta segunda-feira (12) que o engenheiro Pedro Claudio Salla, 68, assume o cargo de superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae). O engenheiro Sandro de Almeida Lopes Coral, que esteve à frente da autarquia por cinco anos, desde maio de 2016, solicitou seu desligamento do cargo por motivos particulares.

Salla é funcionário público concursado da Prefeitura e esta é a quarta vez que assume a autarquia. Sua participação nos projetos e conhecimento do sistema garantem a continuidade dos trabalhos e implementação dos projetos em andamento.

Nilson Gaspar agradeceu o trabalho do ex-superintendente ao longo dos últimos cinco anos. “O Sandro conduziu a autarquia muito bem. Ao lado da equipe soube trabalhar para manter o abastecimento, além de conduzir e realizar importantes obras para o desenvolvimento da cidade. Agradeço o empenho e dedicação do Sandro, que sempre colocou as necessidades de Indaiatuba em primeiro lugar”, comentou o prefeito.

Sandro Coral

O ex-superintendente esteve à frente do Saae de 1º/05/2016 a 12/07/2021, pouco mais de cinco anos. O engenheiro com apoio do prefeito, pilotou projetos, obras e ações que fizeram a diferença no crescimento e melhoria no saneamento básico de Indaiatuba.

Mesmo durante a pandemia da Covid-19 a autarquia manteve, com segurança sanitária para os funcionários, obras importantes para o Município, como a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candello (ETE MAC), de Água de Reuso (EPAR), construção e inauguração do Parque do Mirim, ampliação da Estação de Tratamento de Água no Bairro Pimenta, implantação de novas adutoras, macro medidores de pressão nos setores de abastecimento, substituição de redes antigas por Método Não Destrutivo (MND), além de acompanhar o constante crescimento do município. As obras realizadas ao longo desses anos e as ações em andamento demonstram um salto em gestão e prestação de serviços à população.

Formado pela PUC-Campinas, turma de 1999, o engenheiro entrou para o serviço público em 2001, como diretor da Secretaria de Obras e Vias Públicas, cargo que ocupou até 2005, quando foi para a Secretaria de Planejamento e Engenharia como assessor. Em 2007 assumiu como secretário-adjunto de Engenharia e dois anos mais tarde, em 2009, foi nomeado secretário da pasta pelo prefeito Reinaldo Nogueira, cargo em que permaneceu até 2016, quando assumiu o Saae. Sandro é funcionário efetivo da Secretaria Municipal de Engenharia desde 2003.

Pedro Claudio Salla

O engenheiro Pedro Claudio Salla foi superintendente da autarquia nos períodos: 1979 a 1983; 1989 a 1992 e 2003 a 2004. Esta é a quarta vez em que ele ocupa a Superintendência. Atuou no cargo de assessor do superintendente Tadao Toyama, de 2 de janeiro de 1997 até 7 de janeiro de 2003 e foi assessor adjunto de 31 de dezembro de 2004 até 2006.

Gaspar acredita que pelo conhecimento do novo superintendente os projetos serão continuados e podem até mesmo ser ampliados de acordo com as necessidades do município. “O Salla é um profissional de carreira muito comprometido com seu trabalho e com a cidade. Está sempre à disposição, seja o dia que for para solucionar problemas e sempre garantir o melhor atendimento à população, inclusive, para que o fornecimento de água seja contínuo. Sua chegada ao comando da autarquia certamente garante que manteremos o rumo do desenvolvimento e certamente, por sua personalidade, novidades nos devem ser apresentadas”, comentou.

Funcionário de carreira da Prefeitura de Indaiatuba há mais de 40 anos, Salla está no Saae desde 2011 onde trabalha à frente de diversas obras no setor de saneamento. Enquanto engenheiro, acompanhou também a implantação de todas as grandes obras da autarquia, com destaque para a implantação dos emissários de esgotos nas margens do córrego do Barnabé, a ampliação do Complexo Vila Avaí, a inauguração da ETA IV e da ETA II, inauguração das ETEs Itaici e Tombadouro, além de ter sido responsável técnico do projeto da ETE Mario Araldo Candello.

Nascido na cidade de Campinas, em 31 de março de 1953, é filho de Pedro Salla e Laura Geni Soliani Salla e reside em Indaiatuba há mais de 40 anos. Salla é graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC) desde 1977 e também é sócio fundador da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba (AEAI).

Foi premiado por duas vezes pela imprensa, como engenheiro revelação do ano e condecorado pela Sociedade Brasileira de Heráldica, Medalhística, Cultural e Educacional, em nível de desempenho pessoal, com a “Medalha da Ecologia”.