“Na Trilha das Águas” continua mesmo na Pandemia

• Redatores: Rose Parra – DCS/Saae

O Programa de Educação Ambiental “Na Trilha das Águas”, realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), desde 2009, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, também faz parte do Programa Município VerdeAzul, iniciativa do Governo Estadual. O Programa pode ser conferido virtualmente, desde março de 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus. Respeitando todas as medidas sanitárias e recomendações para a prevenção da Covid-19, o Museu da Água também recebe grupos de três a quatro pessoas para conhecerem o espaço.

Nos sites do Museu da Água https://museudaagua.sp.gov.br/ e do Saae https://saae.sp.gov.br/ e em suas mídias sociais, qualquer pessoa, tem acesso aos locais históricos do abastecimento de água de Indaiatuba.

O objetivo do Programa na Trilha das Águas é despertar a consciência ambiental, principalmente nas crianças e jovens para que eles tenham o cuidado necessário para a utilização de um recurso, como a água, tão importante para a humanidade e que tem um papel cada dia maior no desenvolvimento do Município.

Voltado para alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental das redes municipal e particular, universidades, empresas, associações de classe, já participaram do Programa mais de 20 mil pessoas, que antes da pandemia tinham acesso físico a Represa de Captação do Cupini, Museu da Água, Estação de Tratamento de Água da Vila a (ETA I) e trilhas com trechos remanescentes de Mata Atlântica do município, moradia de várias espécies de aves e roedores e inúmeras nascentes.

O Programa na Trilha das Águas atende as diretrizes do O Programa Município VerdeAzul – PMVA, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.