Onda de calor aumenta 17% o consumo de água tratada

  • Redatores: Rose Parra – DCS/Saae
  • Release N.º: 1428
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) registrou um aumento de consumo de água em razão do aumento das temperaturas na semana passada. O consumo que já estava acima da média anual, mesmo nos períodos mais frios, teve um aumento de 17%. Sem chuvas expressivas desde abril deste ano e enfrentando um inverno seco e com baixa umidade do ar, os mananciais estão com seus volumes diminuindo a cada dia, e o aumento do consumo piora ainda mais essa situação.

Em 2021, choveu praticamente 300 milímetros a menos que 2020, o que equivale a menos 37% de água para abastecer os mananciais. Além disso, o clima quente e o calor excessivo faz com que as pessoas gastem água em maior quantidade e, muitas vezes, sem responsabilidade, comprometendo os recursos hídricos.

O Dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura – CEPAGRI/UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas apontam que a média de chuva da região de Campinas está 30% abaixo do esperado para o período, situação pior que em 2014.

“Num cenário de chuvas abaixo da média histórica desde o início do ano, é imprescindível que todos nós adotemos medidas práticas no dia a dia para reduzir o consumo de água. O Saae por meio de Campanhas aborda o quanto o uso da água deve ser repensado, para que não nos falte. Nunca é tarde para economizar água e precisamos da conscientização de todos sobre o uso consciente dos nossos recursos hídricos”, alerta o Superintendente do Saae, Eng. Pedro Claudio Salla.

O Consórcio PCJ (Consórcio formado pelos municípios das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o qual Indaiatuba faz parte, disponibilizou um Boletim sobre a disponibilidade hídrica nas Bacias PCJ, com o comportamento das precipitações de chuvas no último mês de julho e seu impacto no balanço hídrico da região. O documento mostra, que se permanecer o comportamento climático atual, o Sistema Cantareira, importante reserva de água para as Bacias PCJ e para a Grande São Paulo, deverá chegar em dezembro de 2021 com apenas 20,20% do seu volume útil.

O Consórcio PCJ atenta que o momento é de Alerta e que as precipitações abaixo da média vêm sendo verificadas nos últimos quatro anos, contudo, o que se nota em 2021 é uma intensidade maior ainda.

O Saae de Indaiatuba dispõe de sete mananciais para abastecimento a Represa no rio Capivari-Mirim, Córrego do Barnabé, Represas do Morungaba e do Cupini, Ribeirão Piraí, Córrego do Batatinha e rio Jundiaí. A represa do Capivari-Mirim está com 57% da sua capacidade.

Como em diversas outras cidades, Indaiatuba está sentindo o impacto desta severa estiagem, como um diferencial, o investimento do Município que garante a segurança hídrica e o abastecimento de Indaiatuba, entre eles, a barragem do Rio Capivari-Mirim, ampliação em quase 100% na reserva de água tratada e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA III) no bairro Pimenta.