Programa Educa Água encerra semestre com atividades aplicadas aos alunos da rede municipal de ensino

• Redatores: Renata Coutinho/ Sergio Gatolini – DCS Saae
essa_DCS4539 siteadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Programa Educa Água, uma parceria do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) e a Secretaria Municipal de Educação encerrou seu primeiro semestre com inúmeras atividades aplicadas aos alunos do ensino fundamental das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB’s).

O Saae produziu junto com a Companhia Matéria Prima, uma peça de teatro, intitulada “Sane e sua turma em uma tarde no Museu” que conta a história da Sane e sua turma em uma visita ao Museu da Água de Indaiatuba onde apresentam diversos fatos sobre a história do saneamento na cidade assim como dados sobre a importância da água no nosso dia a dia. Também foram impressas cartilhas seguindo a temática da peça de teatro e distribuídas aos alunos, além da entrega de camisetas.

A Secretaria de Educação montou um cronograma de ações que serão desenvolvidas durante todo o ano que prevê a abordagem do assunto em sala de aula, o acompanhamento da leitura do hidrômetro para que os alunos possam perceber o aumento e diminuição de consumo, possibilitando até mesmo verificar um possível vazamento.

Em junho, aconteceu a Feiras de Ciências em todas as Unidades Escolares Municipais. A Feira contou com exposição de experimentos referentes aos conteúdos de Ciências aplicados em aula e trabalhos feitos pelos alunos da Rede Municipal que abordaram o tema Água e Sustentabilidade.

O assunto foi estudado, para que todos compreendessem a utilização dentro do ambiente escolar e buscassem soluções ambientais para uso racional dos mesmos, diminuindo o consumo e otimizando os recursos. As soluções encontradas foram implementadas na Unidade Escolar e seus resultados, demonstrados pela metodologia pré-determinada no projeto.

“É fundamental investir na formação das crianças. A importância da utilização correta da água, sem desperdícios e de forma consciente é essencial para o futuro de todos. O Programa Educa Água vem de encontro a essas necessidades”, destaca o superintendente do Saae, engº Sandro Coral.

O principal objetivo do programa é a redução do consumo de água nas Escolas de Educação Básica do município, através da mudança de hábitos dos alunos e funcionários e da troca e conserto dos equipamentos hidráulicos nas escolas. As ações visam minimizar os problemas com a escassez, aumentando a vida útil dos mananciais, reduzindo o volume de água a ser captada e tratada. Outro benefício do combate ao desperdício de água é a redução do volume de esgoto a ser coletado e tratado, além da diminuição do consumo de energia elétrica e insumos utilizados nos processos de tratamento de água e esgoto.