Saae divulga balanço dos serviços de 2020

• Redatores: Rose Parra – DCS Saae
WhatsApp Image 2020-12-09 at 09.41.38admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) cumpriu sua agenda, dentro de um ano atípico, onde o mundo enfrenta a pandemia do Coronavírus (COVID-19) e nossa região enfrentou uma das mais severas estiagens, altos índices de calor e um fenômeno climático extremo como o La Niña, que fez com que os níveis dos mananciais chegarem a vazões nunca vistas, mostrando como o investimento em saneamento é importante. Mesmo diante de tantas adversidades os serviços do Saae foram mantidos e a população foi atendida. As obras entregues e as ações em andamento, demonstram a cada ano, um salto em gestão e prestação de serviços à população.

Em 2020 foi dada continuidade na substituição de redes antigas por MND (Método Não Destrutivo) na região central e no bairro Cidade Nova, o que equivale a 4,8 km e também na região de Itaici, finalizada a instalação de macromedidores de água que integra uma das mais importantes ações de combate às perdas de água, que é a setorização da cidade em 23 regiões de abastecimento. Também foi finalizada a implantação da adutora que abastece os reservatórios do Altos da Bela Vista e realizado o desassoreamento do lago das Chácaras Areal, de trechos do córrego Barnabé e da Lagoa Preta no Parque Residencial Indaiá, além da reforma do reservatório elevado do Jardim Morada do Sol.

Dentre tantas outras, as ações são em relação à aplicação dos melhores e mais modernos métodos visando manter a qualidade da água, à realização de obras para manutenção e ampliação do sistema de saneamento básico do município, ao atendimento de qualidade ao contribuinte, em espaços confortáveis e bem planejados, à implantação de programas e sistemas de informatizados, visando à otimização dos procedimentos internos, à racionalização no uso dos recursos financeiros e na busca de recursos no âmbito Estadual e Federal.

Mesmo durante a Pandemia, o atendimento se manteve normalizado dentro de todas as normas sanitárias, tendo realizado mais de 80 mil atendimentos através do serviço 0800 77 22 195, incluindo o serviço de WhatsApp e mais de 31.350 atendimentos presenciais no Escritório Central. Os serviços mais solicitados foram novas ligações de água e esgoto, registro de hidrômetros e recadastramento de dados do usuário.

Para o superintendente da autarquia, engº Sandro Coral, o Saae encerra 2020, com o dever cumprido e se prepara para iniciar 2021 com novas conquistas. Na programação da autarquia seguem as obras em andamento, como a implantação da rede de coleta e afastamento de esgotos no Vale do Sol, implantação da nova adutora de captação de água bruta do rio Capivari-Mirim, a integração dos macromedidores ao CCO (Centro de Controle de Operações) e o desassoreamento do córrego no Recreio Campestre Viracopos.

No planejamento para 2021 também estão o início de obras importantes como a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água no bairro Tombadouro, a construção de novos reservatórios de água tratada, a construção de um interceptor de esgotos na margem esquerda do rio Jundiaí, construção de captação e pré tratamento de água do rio Jundiaí, ampliação da ETA-I, regularização e implantação de redes de água e esgoto em bairros do município, emissário de esgoto no córrego do Barnabé, o início das obras da represa do ribeirão Piraí, obras de macrodrenagem no rio Jundiaí e a concretização do Plano Comunitário de Melhorias (PCM), nos bairros Itaici, Jardim Shanadú e Jardim Panorama.

O Saae mantém diversos programa em andamento, entre eles, como o Programa de Recuperação de Nascentes, o Programa de Educação Ambiental “Na Trilha das Águas” em parceria com a Secretaria de Educação, desde 2009, Programa Educa Água incorporado à grade anual da Secretaria Municipal da Educação, o Programa de Combate às Perdas de Água, que tem como ações a substituição de hidrômetros antigos, instalação de Válvulas Redutores de Pressão (VRP) e macromedidores, monitoramento e pesquisa vazamentos. Também fazem parte dos programas desenvolvidos pela Autarquia, o Programa de Água de Reuso para as indústrias e o Programa Indústria Mais Limpa que tem como objetivo, incentivar o tratamento de esgoto gerado pelas indústrias no município.