Prefeito Nilson Gaspar é eleito presidente do CONIRP

• Redatores: Rose Parra – DCS Saae
20171204_112059admin | SAAE | Indaiatuba -SP

O prefeito de Indaiatuba, Eng. Nilson Gaspar foi eleito o presidente do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRP). A vice-presidência está a cargo do prefeito da Estância Turística de Salto, Laerte Sonsin. A eleição ocorreu na terça-feira (26), durante 1ª Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRP), realizada por meio de um vídeo conferencia. A convocação que atende o disposto no

Capítulo X, artigo 19° do estatuto da entidade, foi realizada pela Superintendente Adjunta do Serviço Autônomo de Água e Esgotos, Vanessa Kühl, no exercício da presidência do CONIRP.

O encontro ocorreu para exclusivamente, para realização da Eleição do Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Prefeitos e indicação do Tesoureiro, Controle Interno, Superintendente e membros da Diretoria Técnica. Na ocasião também foi lida e aprovação da ATA da reunião anterior.

O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí é formado, além de Indaiatuba, pelos municípios de Itu, Salto e Cabreúva. Vale ressaltar que durante todo o processo foram realizados levantamentos realizados como parte do Estudo de Impacto Ambiental.

“Meio Ambiente e fatos históricos foram pesquisados para que no local da construção da Barragem fosse possível determinar e analisar fatos de relevância histórica que possam ter ocorrido, e determinar o grau de interferência da obra, para que sua execução ocorra com o menor impacto possível. O processo de estudos prevê, também, a realização de um programa de educação patrimonial para as cidades participantes”, enfatiza o Prefeito de Indaiatuba.

A barragem do Ribeirão Piraí está localizada na na divisa de Itu e Salto e poderá armazenar aproximadamente 9 bilhões de litros de água. A obra garante a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Cabreúva, Salto e Itu.

O CONIRPI é composto por representantes dos municípios de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva, em comum acordo eles criaram o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, instalado solenemente no dia 12 de junho de 2003. Sua finalidade é planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a acelerar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região, além de promover programas ou medidas destinadas à recuperação do meio ambiente das quatro cidades consorciadas, com atenção especial ao Ribeirão Piraí.