Saiba como economizar água em períodos de estiagem

  • Redatores: Renata Coutinho/ Rose Parra – DCS Saae
  • Release N.º: 1356

A região sudeste está em período de estiagem e esse ano o índice de precipitação foi abaixo da média neste primeiro semestre. De acordo com a medição realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), que coleta os dados por meio do pluviômetro instalado na Estação de Tratamento de Água, ETA III no bairro Pimenta, estamos desde o dia 28 de maio sem chuvas significativas.

O índice de precipitação esse ano foi de 706,6 milímetros, entre os meses de janeiro a julho. No mesmo período em 2019.

Mesmo com o sistema de abastecimento bem estruturado que temos em Indaiatuba, é importante a colaboração e a atenção da população quanto ao uso consciente da água. “Para evitar que os níveis dos reservatórios fiquem abaixo do esperado, é primordial que todos colaborem e não desperdicem água, para que seja possível manter toda a cidade abastecida até o final desse período de estiagem, que normalmente vai até outubro”, alerta o superintendente.

A economia no consumo de água tratada minimiza os problemas com a escassez hídrica, aumentando a vida útil dos mananciais, uma vez que se reduz o volume de água a ser captada e tratada, o volume de esgotos a serem

Como economizar água com atitudes simples

1.Não lave a calçada, use a vassoura. Utilizar a mangueira por 15 minutos consome 280 litros de água. Quatro dias lavando você gasta mais de uma caixa d’água de 1.000 litros.

  1. Fechar a torneira enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes economiza até 97 litros de água. Não tome banhos demorados.
  2. Desligue a água enquanto estiver escovando os dentes. Você sabia que se duas pessoas fizerem isso a quantidade de água economizada equivale a uma piscina olímpica e meia? Então não marque bobeira! Feche a torneira e só abra para enxaguar a boca.
  3. Após fechar a torneira, certifique-se de que ela não esteja pingando. Essas gotinhas podem custar muuuuito caro, sabia? Aproximadamente R$ 1.200,00 a mais na sua conta e 16 mil litros de água pura e cristalina desperdiçada. Para te ajudar com isso, você pode usar arejadores na ponta das torneiras.
  4. Limpe a louça antes de lavá-la. Essa é uma dica e tanto para evitar o desperdício. Tire o excesso de resíduos a seco e só depois jogue água. Ah, também não se esqueça de desligar a torneira enquanto estiver ensaboando, tá?
  5. Reutilize água da máquina de lavar. Essa água não é própria para o consumo, mas pode servir para as plantas, lavar o quintal e dar descarga. Essa ação ajuda ao planeta e alivia o seu bolso na hora de pagar as contas. Ah, você também pode armazenar a água do banho.
  6. Cheque se há algum vazamento na sua casa. Essas perdas involuntárias, que normalmente não estão aparentes, também cobram um preço alto ao meio ambiente e às suas contas, no fim do mês.
  7. Não tome banhos muito demorados. Uma ducha de 15 minutos gasta, em média, 135 litros de água. Para te ajudar com isso, coloque um alarme no celular para despertar quando você atingir o tempo máximo de cinco minutos. Está na hora de diminuir a cantoria debaixo do chuveiro, hein?
  8. Acumule as roupas para lavar. Assim, você enche totalmente a máquina e usa água uma vez só.