Saae finaliza 3ª fase da substituição de redes antigas na região central

  • Redatores: Rose Parra/ Marco Matos  – DCS Saae
  • Release N.º: 1347
46567753-6700-4db8-b7fa-b1ab394aef1cadmin | SAAE | Indaiatuba -SP

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) finalizou a terceira etapa das obras de setorização e substituição de rede de distribuição de água por Método Não Destrutivo (MND). Essa semana, entre segunda e terça-feira (22 e 23), foi concluída as trocas das redes antigas das Ruas Candelária com a Humaitá. Com isso, foram substituídas aproximadamente cinco quilômetros de redes, contemplando os bairros próximos ao Centro da cidade. A estimativa é que a tubulação antiga tenha mais de 50 anos de uso. Para a 4ª Etapa o projeto está em na fase de elaboração.

Vale lembrar que a setorização e substituição são necessárias, pois, a área central de Indaiatuba possuía uma rede de distribuição de água muito antiga e em fibrocimento (ferro fundido e aço galvanizado). Essas tubulações possuíam diâmetros reduzidos e, em alguns trechos, estavam quase bloqueadas pela existência de incrustações, sendo constante a ocorrência de vazamentos nesses trechos de redes de água.

Os ramais das ligações de água da região central também são antigos e apresentavam um número considerável de vazamentos. Diante do estado dessas tubulações, o abastecimento era prejudicado quanto às vazões veiculadas e às pressões disponíveis. O índice de perdas de água na área central da cidade era alto devido ao número de rompimentos da rede de distribuição e ao volume de vazamento de água tratada nos ramais prediais, causados principalmente pelo estado dessas redes e ramais.

A setorização da rede de distribuição de água e a substituição da tubulação antiga garantem a regularidade e qualidade na distribuição de água potável, além de possibilitar a redução do déficit hídrico urbano.

A redução do índice de perdas de água no município de Indaiatuba é uma ação prioritária do Plano das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que tem como meta atingir o índice máximo de perdas de distribuição de 25% ainda neste ano de 2020. O Plano recomenda que os municípios que apresentam um índice de perdas na distribuição entre 40% e 25%, devem reduzir esta perda em um ritmo de 5% ao ano até atingir a meta, e depois manter este índice abaixo dos 25%.