CCO traz eficiência e qualidade nos serviços prestados à população de Indaiatuba

• Redatores: Renata Coutinho – DCS Saae
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Para monitorar à distância a distribuição de água no município, o Saae utiliza um Centro de Controle da Operação (CCO) que funciona 24 horas por dia e fica no Complexo da Vila Avaí.

Antes desta Central, o abastecimento era controlado de forma individualizada, ou seja feito estação por estação, reservatório por reservatório. A implantação do CCO, através de um sistema integrado de monitoramento, controle, simulação e tomada de decisão, permitiu o melhor gerenciamento do sistema de abastecimento de água tratada do município.

Atualmente o sistema integrado de monitoramento, controle, simulação e tomada de decisão (SIMCOST) monitora 56 reservatórios e 13 pontos de macromedição distribuídos pela cidade, mostrando em tempo real a situação de cada Unidade Remota. Todas as comunicações são feitas via radiofrequência e partem da ETA I (Estação de Tratamento de Água – Vila Avaí). A centralização de todas as comunicações se dá no microcomputador do CCO (Centro de Controle de Operações) e são visualizadas nos monitores localizados na ETA I. Os níveis, vazões e parâmetros remotos necessários para o funcionamento de cada Estação são lidos e repassados pelo computador do CCO a cada Estação Remota. Este sistema possibilita além de monitorar e atuar sobre os parâmetros de interesse à distância, simular as demandas de água, otimizar os sistemas de bombeamento, otimizar os estudos de controle de perdas, verificar as possíveis intervenções operacionais e avaliar o impacto destas intervenções na rede de abastecimento como um todo, elevando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo SAAE à população de Indaiatuba.

Buscando sempre o aperfeiçoamento, recentemente o CCO, passou por uma reforma, que foi desde um novo layout e realocação dos monitores, até uma nova pintura e sinalização do prédio. A medida visa também atender de forma confortável aos visitantes.

Subordinado à diretoria de Tratamento e Manutenção, o CCO opera de forma ininterrupta e conta com 11 funcionários responsáveis pelas diversas atividades atribuídas ao setor.

Os setores de CCO e Atendimento do SAAE promovem em conjunto um trabalho unificado onde as Ordens de Serviço geradas são gerenciadas e distribuídas seguindo uma logística específica, agilizando e otimizando os serviços prestados. As informações recebidas pelo 0800 são cruzadas com os dados do sistema de distribuição, gerando indicadores de desempenho que auxiliam a administração do SAAE em suas diretrizes adotadas.

O CCO trabalha ainda com um sistema de cadastramento de registros, onde um banco de dados é alimentado com as informações coletadas, tendo como finalidade a consulta dessas informações para casos onde são necessárias execuções de manobras da rede de distribuição, visando minimizar os impactos causados por vazamentos de rede e outros problemas pertinentes à rede de abastecimento de água tratada.

O Centro de Controle foi implantando através do Programa de Redução de Perdas, que tem como objetivo melhorar a eficiência do sistema de abastecimento e diminuir o desperdício de água tratada, visando minimizar os problemas com a escassez hídrica, aumentando a vida útil dos mananciais com a redução do volume de água a ser captada e tratada.

Entre as principais ações do programa, que estão sendo desenvolvidas, além da implantação do CCO, se destacam:

SETORIZAÇÃO

O município está sendo dividido em 22 setores de abastecimento, para possibilitar o controle de pressão e monitoramento das vazões na rede de distribuição através da limitação das zonas de influência da cidade, permitindo a localização com maior facilidade dos vazamentos e possibilitando a melhor análise para tomada de decisões, reduzindo custos e minimizando os transtornos a população.

VÁLVULAS REDUTORAS de PRESSÃO (VRP’s)

A instalação das VRP’s na rede de distribuição possibilita o controle da pressão e redução do número de rompimentos na rede de abastecimento, e do volume de perdas de água gerado por vazamentos.

PESQUISA DE VAZAMENTOS

A pesquisa de vazamentos é uma ação contínua que o Saae vem realizando e intensificando ao longo dos anos.

Para garantir a eficácia da pesquisa de vazamentos não visíveis, a autarquia possui um cadastro atualizado das redes de abastecimento e equipamentos de ponta, possibilitando o conserto com mais rapidez e eficiência.

SUBSTITUIÇÂO DE REDES E ADUTORAS ANTIGAS

Para reduzir as perdas causadas por vazamentos o Saae vem substituindo por toda cidade, as redes e adutoras antigas.