Saae substitui rede antiga para diminuir desperdício de água tratada

  • Redatores: Marco Matos – DCS Saae
  • Release N.º: 920
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Nesta quinta-feira (13) o Saae fez a substituição de 120 metros de rede de água tratada no bairro Cidade Nova, entre a rua Independência e avenida Itororó.

A ação faz parte do Programa de Combate às Perdas que visa reduzir as perdas de água tratada nas redes de distribuição, substituindo tubulações antigas onde ocorrem frequentes vazamentos, causando o desperdício. Na diminuição das perdas, os mananciais são poupados uma vez que há redução do volume captado para tratamento e distribuição.

Após as trocas, a Secretaria Municipal de Obras, fará o recapeamento das ruas por meio de um convênio firmado com o Governo Federal, com repasse do Ministério das Cidades,

PROGRAMA DE COMBATE ÀS PERDAS

Em operação desde 2012, o programa foi implantado para melhorar a eficiência do sistema de abastecimento e diminuir o desperdício de água tratada, visando minimizar os problemas com a escassez hídrica, aumentando a vida útil dos mananciais com a redução do volume de água a ser captada e tratada.

Para colocar em pratica as ações do Programa, foi formado o Grupo Gestor de Combate às Perdas de Água (GGCP), composto por uma equipe multidisciplinar de vários departamentos, dentre eles, Planejamento, Obras, Projetos, Informática, Hidrometria e Fiscalização, Tratamento e Manutenção e Comunicação, sob a gerência do Centro de Controle de Operações (CCO), vinculado aos departamentos de Tratamento e Manutenção e de Obras,