Programa Município Verde Azul realiza treinamento de qualificação no auditório da Vila Avaí

• Redatores: Marco Matos – DCS Saae
admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Nesta manhã (12) aconteceu no auditório da ETA I (Estação de Tratamento), na Vila Avaí, o curso de capacitação para os funcionários do Saae e Semurb que participam do Programa Município Verde Azul (PMVA).

O superintendente do Saae, eng. Sandro de Almeida Lopes Coral fez a abertura do evento ressaltando a importância deste programa, não só para o município, mas, também para que todos saibam da importância de se preservar o meio ambiente, na sequência houve a apresentação da Bióloga – Maria Lucia F. Oliveira (funcionária da Semub) que falou sobre “Arborização Urbana – Técnicas de Plantio e Manejo”. Logo após foi a vez do tecnólogo em Gestão Ambiental – Ildo de Sousa Dias (funcionário do Saae) que tratou sobre Técnicas de Recuperação e Preservação de Nascentes.

Ao término da Palestra todos os participantes receberam seus certificados das mãos do Interlocutor do Município para o Programa – Gilmar Pessutti (Diretor Adjunto da Semurb).

PROGRAMA MUNICIPIO VERDEAZUL

Indaiatuba conquistou a sétima posição na pré-classificação do ranking do Programa Município VerdeAzul. O município ainda garantiu a primeira posição no ranking com a diretiva “gestão das águas”, entre as 606 cidades inscritas. Essa pré-classificação cumpre a meta estipulada pelo prefeito Nilson Gaspar de ficar entre as 20 primeiras cidades do ranking de 2017.

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos federais.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.