Tem início a terraplenagem para o novo módulo de tratamento da ETE Mário Araldo Candello

  • Redatores: Marco Matos – DCS Saae
  • Release N.º: 916
t465_esse_p_20170711_102243admin | SAAE | Indaiatuba -SP

Nesta semana teve início a terraplenagem da área onde será construído o novo módulo de aeração na obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mario Araldo Candello, localizada no Distrito Industrial Vitória Martini. Uma obra que quando finalizada irá ampliar para 100% sua capacidade para tratar o esgoto coletado.

A terraplenagem vai compactar 150.000 m³ de terra, deixando o solo compacto e impermeável, que quando revestido com as geomembranas, tornará impossível a contaminação do solo pelos efluentes tratados no tanque de aeração.

A estação utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo: o biológico, pelo processo de lodos ativados por aeração prolongada com ar difuso, cuja finalidade é introduzir ar atmosférico na massa líquida. A eficiência mínima será de 95% na remoção de DBO e de 80% na remoção de nutrientes (NTK).

Hoje sua capacidade atual de tratamento é de 1000 litros por segundo, com uma carga orgânica de 200 DBO5 mg/l. Após as obras sua vazão máxima de tratamento será ampliada para 1320 L/s e uma carga orgânica diária estimada em 458 DBO5 mg/l.

“Essa obra é um grande investimento para o município e região, pois Indaiatuba irá tratar 100% do esgoto, colaborando ainda mais com a despoluição do rio Jundiaí e com a qualidade de vida da população”, comenta o engenheiro Sandro Coral.

A ampliação também contempla o modelo de tratamento terciário através de desinfecção do efluente por hidróxido de sódio e utilização de membranas ultra filtrantes no processo de produção de água de reuso. O resultado do tratamento será um produto que poderá ser utilizada por empresas que não usam água tratada em suas linhas de produção, para lavagem de ruas e rega de jardins.

Os prédios para os aeradores, adensadores de lodo e o tanque de contato estão em adiantado processo de construção, seguindo o cronograma