PROJETOS e ENGENHARIA

02 tradmin | SAAE | Indaiatuba -SP

05tradmin | SAAE | Indaiatuba -SP

PROJETOS

O departamento de Projetos é comandado pelo engº Caio Antonio do Amaral Sampaio, desde 2003. Dentre as principais atribuições do Departamento estão:

Elaboração de cadastro de rede e ligações no programa SIGS; elaboração de cotas em processos de viabilidade de empreendimentos imobiliários (edifícios); atualização do cadastro técnico digital dos sistemas de água e esgoto; atendimento ao público e aos colegas do setor de Atendimento para verificação de pontos de ligação e redes nos mapas de bairros e loteamentos.

O departamento de Projetos também elabora atestados de prestação de serviços e de fornecimento de materiais; certidões sobre o atendimento dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; realiza estudos de ampliação do sistema de abastecimento de água; de ampliação do sistema de esgotamento sanitário; de planilhas de orçamento e cronogramas físico-financeiros de obras de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Nos processos administrativos de aprovação de empreendimentos imobiliários (condomínios, loteamentos e desmembramentos): emite parecer técnico; elabora certidão de diretrizes; analisa e aprova projetos de infraestrutura de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; emite parecer de aprovação de orçamento. Também fiscaliza a execução das obras de infraestrutura de água e esgoto; emite relatórios de acompanhamento e fiscalização das etapas de execução de obras; de pendências documentais e financeiras; calcula os valores da compensação financeira a serem pagos ao SAAE, pelos empreendedores, correspondente ao aumento da demanda dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; calcula os valores a serem pagos ao SAAE, pelos empreendedores, proporcionais ao consumo do empreendimento, relativos às obras de grande porte executadas pela autarquia, para atendimento regional e elabora o termo de conformidade de execução de obras.

Também faz a especificação de materiais de saneamento básico; elabora estudos de concepção, termos de referência, projetos básicos e projetos executivos de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; faz a impressão, corte e dobra de peças gráficas de projetos; preparação de documentação técnica para licitação de projetos e obras; revisão de editais de licitações; realiza a gestão de contratos de elaboração de projetos de obras de saneamento básico e faz a conferência de materiais (tubos, conexões e válvulas) fornecidos por empresas de saneamento.
PARTICIPAÇÕES
Participação no Grupo Gestor de Combate às Perdas (GGCP) e nos estudos sobre a setorização do sistema distribuidor de água do município; participação na Comissão de Estudo de Tubos e Conexões de PVC na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

PROJETOS RECENTES ELABORADOS POR EMPRESAS CONTRATADAS, CUJA GESTÃO FOI DE RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE PROJETOS
Elaboração dos projetos básico e executivo de adequação e ampliação da ETA I.
Elaboração dos projetos básico e executivo da ETA VI e das demais unidades do sistema de abastecimento de água.

ENGENHARIA

O departamento de Engenharia é dirigido pela engª Lucidalva Luz dos Santos, à frente da diretoria desde 1998.

Ele dá suporte em processos de viabilidade de ligações de água e esgoto; atendimento ao público externo, ao setor de atendimento e ao CAT 0800. Elabora levantamentos topográficos de obras executadas com recursos próprios; fiscaliza e dá suporte com serviços topográficos de obras contratadas.

O departamento de Engenharia também dá suporte técnico e topográfico em relocações e implantações de emissários interceptores e redes coletoras de esgoto.

Dá suporte técnico e topográfico em manutenções de emissários interceptores e redes coletoras de esgoto do município; em processos de retificações ou regularizações documentais de áreas do SAAE.

Atua na indexação de arquivos e digitalizações de processos no programa Geomapa, bem como a indexação de novas redes de água e esgoto ou correção de redes existentes.

Viabiliza anuências de proprietários em áreas a sofrerem intervenções;e também os processos de desapropriações de faixas em áreas a sofrerem intervenções.

Fiscaliza todos os imóveis residenciais, comerciais e industriais construídos no município, cujos responsáveis protocolem processos no SAAE ou cujo a Prefeitura emita processos ex-ofícios, para emissão da vistoria de habite-se.

Outra importante função é a notificação de residências, comércios e indústrias que fazem o mau uso das redes coletoras de esgoto (condução de águas pluviais para as redes coletoras de esgoto ou obras que possuem intervenções com as redes de água e esgoto).

Atua na elaboração de atestados técnicos de gerenciamentos de obras, além de realizar plotagens de diversos projetos para departamentos internos.