Programa de Recuperação de Nascentes e Sustentabilidade Hídrica

Programa de Recuperação de Nascentes e Sustentabilidade Hídrica

O Programa de Recuperação de Nascentes tem ações continuas e essa preocupação se deve ao número de fontes de água contaminadas e ao acúmulo de terra, areia e detritos nos olhos d’água, associado ao desmatamento, que vem causando a seca de uma grande parcela de nascentes, o que afeta diretamente toda a população.

Nos últimos anos o Saae realizou serviços de preservação e recuperação e para a estabilidade dos serviços, já realizados, existe uma equipe que realiza a manutenção periódica nas nascentes do programa.

São realizados serviços de controle de mato, manutenção no entorno das nascentes, replantio, controle de formigas e de espécies invasoras dominantes, adubação, controle de processos erosivos, e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das Áreas de Preservação Permanente (APP).

A recuperação das nascentes é fundamental para o aumento da disponibilidade hídrica e a melhoria na qualidade da água.

Se conduzido da forma certa, a recuperação e conservação das minas d’água pode ser feita gerando benefícios como maior produção de água, menos gastos com outros tipos de fonte, maior e melhor produção, recuperação de ecossistemas, entre uma infinidade de outros benefícios.

Anexos:

Diretiva 5: Gestão das Águas (download)
Ação: GA6– Ação de recuperação ambiental de nascentes e seu entorno
Título do Relatório: Programa de Recuperação de Nascentes e sustentabilidade
Hídrica
Autor(es): Vanessa Cristina do Carmo Kühl
Secretaria(s)/Órgão(s) envolvido(s): Serviço Autônomo de Água e Esgotos – SAAE

Cronograma de Plantio do Programa de Recuperação de Nascentes (download)

Resumo das nascentes perenes no município de Indaiatuba (download)