Dúvidas sobre a Rede Coletora de Esgoto

O SAAE é responsável pela manutenção da rede de coleta pública até a interligação com o imóvel (RAMAL). Após o ramal, as tubulações (encanamentos) são de responsabilidade do usuário.

Por isso, quando for solicitado ao SAAE o desentupimento da rede, nossos funcionários, primeiramente, verificarão se a obstrução está na rede pública (SAAE) ou na rede interna (usuário).

Quando o problema é interno e foi possível resolver, será cobrada taxa definida na resolução da Ares PCJ, que será lançada em conta futura. Caso não seja possível realizar a desobstrução, o usuário deverá contratar serviço particular.
O uso correto da rede coletora de esgoto, é de responsabilidade do usuário.

O que é coleta e afastamento de esgoto?

Os esgotos são gerados após a utilização da água nos imóveis, seja na limpeza de roupas, banhos, descargas ou da atividade comercial e industrial. Esse resíduo pode contaminar o meio ambiente e provocar doenças, por isso, eles são lançados na rede de coleta e afastado até a Estação de Tratamento.

A conta de água é cobrada pela água potável que recebemos e pela água utilizada e lançada na rede de coleta de esgotos, é cobrada à razão de 90% do valor da água consumida. Portanto se usarmos mais metros cúbicos de água no mês, o pagamento de esgoto será proporcional.